Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Escola Cónego Jacinto

Escola Cónego Jacinto

Histórico da Escola

A Escola Cónego Jacinto Peregrino da Costa entrou em funcionamento no ano letivo 1992/ 93, herdeira do património da antiga Escola Secundária da Achada Santo António, conhecida por »Asa Branca», atual Pedro Gomes. Financiada pelo Banco Africano para o Desenvolvimento (BAD), a escola surgiu no quadro da reforma educativa efetuada na década de 90, entrando em funcionamento no ano de 1992/93.

 

A escola foi instituída no dia 28 de janeiro de 1994, como Escola Secundária Cónego Jacinto Peregrino da Costa, sob proposta amplamente consensualizada no seio dos professores da escola em homenagem à figura daquele que foi considerado um ilustre professor do sistema educativo cabo–verdiano, nesta cidade, o Padre Cónego Jacinto Peregrino da Costa. A mesma ficou durante alguns meses com o nome da Escola Secundária Achada Santo António e foi inaugurada no dia 10 de outubro de 1994, pelo Ministro da Educação, José Luís Livramento, em representação do antigo Primeiro–Ministro Dr. Carlos Veiga.

 

O Liceu da Várzea, como também é designado, é um estabelecimento de ensino secundário que ministra os três ciclos de ensino (1º, 2º e 3º ciclos), com as áreas de Ciência e tecnologias, Económico–social e Humanística. As aulas funcionam nos dois períodos, de manhã de manhã e á tarde.Trata-se de uma instituição de caráter pública, que se encontra sob a tutela do Ministério da Educação e se norteia, segundo o seu regulamento interno, pela promoção da democracia, de valores da dignidade da pessoa humana e da igualdade e equidade de todos os cidadãos, perante a lei, visando o desenvolvimento integral do ser humano, voltado para uma educação baseada na tolerância e na disciplina.