Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Escola Cónego Jacinto

Escola Cónego Jacinto

Mensagem de abertura do ano letivo

Prezados senhores professores,

Excelentíssimos senhores pais e encarregados de educação;

Senhores colaboradores, amigos e parceiros da Escola Cónego Jacinto

Estimados alunos

 

Iniciamos mais um ano letivo, o de 2017/18. A nossa mensagem é de esperança e muita confiança no futuro,pois, o sucesso do nosso futuro depende da visão, do projeto e da ação de cada cidadão, de cada homem e de cada mulher comprometidos com o desenvolvimento da sua pessoa e da pessoa do outro.

 

É neste sentido que a Direção desta Escola vos saúda, desejando-vos um ano letivo bem-sucedido e feliz.

 

O contexto da globalização em que vivemos, somos induzidos a pensar, não raramente, que estamos numa aldeia global, devido aos fenómenos da globalização proporcionados pela inundação das ciências e das técnicas em todas as esferas da vida humana. Ficamos com a sensação de que estamos todos no mesmo patamar de desenvolvimento. Isso poderá ser verdade se conseguirmos dominar, de facto, os conhecimentos científicos à disposição, a ponto de transformá-los em fonte de riqueza, de promoção da paz e do desenvolvimento sustentáveis para o bem comum.

 

Importa nesta via, adequarmos a educação prestada aos nossos alunos, filhos ou educandos, para sermos assertivos no processo da dinâmica do desenvolvimento dos nossos dias. Nem sempre isso é possível se não focalizarmos no essencial para a nossa vida. Torna-se necessário, por conseguinte, lançarmos as mãos em ações concretas e bem direcionadas, sobre o que queremos, podemos e devemos fazer de nós e para os outros; teremos que ter, enfim, um projeto de vida consistente, porque não abunda tempo para correção de erros sistemáticos. Feitas as nossas escolhas, não chega sermos apenas suficientes, teremos que estar entre os melhores para sermos bem-sucedidos.

 

Caros alunos, isso exige de vós e de todos nós, maturidade de consciência, responsabilidade e objetividade em todo o nosso pensar e, sobretudo no nosso agir com racionalidade. Apelamos-vos, porém, a se estabelecerem as prioridades para a vossa vida; a serem ambiciosos no cumprimento dos rumos por vós traçados. O futuro é vosso. A vossa felicidade poderá depender do que forem capazes de protagonizar, com amor, esforço e dedicação para um mundo cada vez melhor.

 

Tenham sempre em mente, pois, que sois cidadãos do mundo, homens e mulheres do século XXI.  Só o serão, de facto, se assumirem a educação neste sentido. Parece-nos consensual que dominando os conhecimentos científicos e as linguagens universais, estaremos em condições de viver a nossa liberdade e de desfrutar da felicidade por nós próprios contruídos. Sugeríamos que questionássemos, com frequência, a nós mesmos: o que posso fazer mais e melhor para mim e para os outros? Neste sentido, agindo em conformidade, estaríamos a construir de forma firme o nosso futuro.

 

Terminamos esta mensagem, com muita confiança em vós e no modelo da educação por nós assumidos, certos de que, saberão interpretar adequadamente os sinais dos tempos, estabelecerão as prioridades e as metas para as vossas intervenções num mundo que auguramos de paz, prosperidade e felicidades sustentáveis para todos.

 

Aceitem, pois, desta Direção, renovados cumprimentos, votos de um bom ano letivo e de sucessos na vida pessoal, familiar e social.

 

Bem hajam!

Avelino Varela - Diretor